terça-feira, 7 de setembro de 2010

Artigo do poeta Ferreira Gullar


Ainda estou impressionada com o artigo de Ferreira Gullar, publicado no jornal Folha de S. Paulo do dia 05.09.2010, cujo título é "Vamos errar de novo?".
Este artigo está disponível através dos seguintes blogs (entre outros):

http://sergyovitro.blogspot.com/2010/09/ferreira-gullar-vamos-errar-de-novo.html
http://angelodacia.blogspot.com/2010/09/vamos-errar-de-novo-ferreira-gullar-fsp.html
http://veja-brasil.blogspot.com/2010/09/ferreira-gullar-branda-vamos-errar-de.html

Pela quantidade de sites nos quais há referência desta publicação, já se pode ter uma boa ideia de sua repercussão.
O autor escreve com a maestria de quem conhece a história do PT e de Lula profundamente. Ele consegue expressar, em poucas palavras, a decepção que senti ao longo de todos estes anos por um dia ter até acreditado nas promessas de Lula e do PT.
Os acontecimentos que ocorreram e ainda estão ocorrendo após sua eleição e após seu partido ter ascendido ao poder demonstram a extensão da leucotomia efetuada na mente das pessoas mais simples deste País. Pelo simples fato de ter no poder alguém que se orgulha de não possuir educação (e assim menospreza todos aqueles que lutam por este ideal), uma grande parcela da população, à qual foi negado este direito por décadas, considera Lula como alguém em quem se espelhar, como se isto se transformasse em direito de igualdade...
Ferreira Gullar corrobora estes pensamentos ao afirmar que "ao chegar à Presidência da República, Lula adotou os programas contra os quais batalhara anos a fio."
É de suma relevância elencar o que fez o autor mudar sua opinião sobre o PT:
"negar-se a assinar a Constituição de 1988, opor-se ferozmente a todos os governos que se seguiram ao fim da ditadura - o de Sarney, o de Collor, o de Itamar, o de FHC. Os poucos petistas que votaram pela eleição de Tancredo foram punidos. Erundina, por ter aceito o convite de Itamar para integrar seu ministério, foi expulsa."
Pergunta-se: como um partido com este histórico ainda tem coragem de sequer pronunciar a palavra democracia?
A descrição do que o PT fez durante o governo FHC, efetuada por Ferreira Gullar, deixa claríssimo que, caso o PT tivesse assumido o poder anteriormente a FHC, o Brasil estaria no patamar dos países mais pobres do mundo atualmente.
O autor enaltece os predicados de José Serra, enumerando suas realizações ao longo de sua história como político e principalmente como ser humano. José Serra causa a impressão de, antes de sequer se auto-denominar político ou pertencente a qualquer partido, se auto-denomina ser humano, pela grandiosidade de suas realizações em prol da humanidade (cite-se como exemplo a repercussão internacional de todos os seus feitos enquanto Ministro da Saúde). A OMS repercute estes feitos (medicamentos genéricos, inovações no tratamento das pessoas portadoras do vírus da Aids) em todos os países nos quais os seres humanos sofrem devido a problemas com sua saúde.
Tenho rezado muito ao longo destes dias porque tenho fé que a vida pregressa dos principais candidatos à Presidência repercute junto a Deus. A justiça divina guia os caminhos da verdade!

Nenhum comentário: